Plantas nunca tiveram muita atenção aqui na página antes, mas essas conseguem ganhar o interesse até de quem é dos invertebrados como eu. Utricularia (Lentibulariaceae) é o gênero mais diverso e mais rápido de plantas carnívoras conhecidas até agora, com mais de 200 espécies descritas, algumas delas tem flores grandes e coloridas e pra maioria das pessoas isso é o que mais chama atenção nessas plantas, é comum a reação de surpresa se você diz que essas flores pertencem a plantas carnívores, não sendo nem pouco parecidas com as papa moscas ou jarros.
Parte da falta de conhecimento popular sobre elas é por conta das suas armadilhas ficarem escondidas debaixo d’água ou do solo encharcado, elas são plantas aquáticas sem raízes e dependem de presas pequenas como zooplankton para receber nutrientes em substrato pobre. As armadilhas são pequenas folhas modificadas que se parecem com jarros, e ficam prontas para sugar presas bombeando água para fora e causando uma descompressão do interior. Quando gatilhos na parte exterior são tocados, a armadilha é ativada com um funcionamento tão rápido que apenas recentemente com cameras de alta velocidade puderam ser vistas em detalhe
A parte alta de Itatiaia é uma paisagem rochosa com bastante corpos d’água e uma camada fina de solo, então não é surpresa encontrar utricularias crescendo bem ao lado de outras plantas carnívoras (Drosera). Em certos meses do ano as flores roxas dessas carnívoras são uma vista comum pelas partes mais úmidas das trilhas, e um dos pontos fortes da região.
Veja mais de Itatiaia
Lista de Utricularia registradas no local em 2017:
Utricularia geminiloba
Utricularia gibba
Utricularia praelonga
Utricularia pubescens
Utricularia reniformis
Utricularia subulata
Utricularia tricolor
Utricularia tridentata