Um inseto envolto em geléia transparente, quando encontrei isso ano passado achei que se tratava de uma larva de mosca ou de Neuropera, depois de pesquisar um pouco descobri que é a larva de um mosquitão tipulideo (agora em família própria, Limoniidae)
A maioria das espécies nessa família tem larvas aquáticas, apenas 3 artigos recentes contam com observações de larvas vivendo em ambiente seco envoltas por gelatina. As observações são bem similares e de espécies do mesmo gênero, Geranomyia, na Costa Rica e Fiji, o que me faz pensar que é bem provável da minha também se tratar desse gênero.
Essa gelatina ajuda a proteger a larva contra ressecamento, fazendo basicamente um ambiente aquático particular em terra, e supõe-se que ela se alimente de matéria orgânica na superfície das folhas. Apesar de nunca ter fotografado uma dessas em detalhe antes, essas larvas podem não ser exatamente raras, no mesmo riacho cortando uma área preservada de mata atlântica ainda encontrei mais duas delas, e é provável que a falta de informação sobre elas se dê apenas por falta de interesse e de amostragem.
As fotos foram tiradas durante o dia, com um flash não-difuso do lado esquerdo do assunto, tentei também com contra luz pelo flash atrás da folha esperando um efeito mais artístico, mas a falta de reflexos com a luz nesse ângulo deixou a gelatina da larva quase invisivel, o que não seria interessante nesse caso.